Páginas

Resenha: Leo e as Caixas de Música - Ricardo Prado


 Eu não andava com muita vontade de escrever, mas resolvi fazer a resenha desse livro por ser nacional e ser difícil ser escritor no Brasil e tal. 
 Leo -assim mesmo, sem acento-  é um adolescente de uns 13, 14 anos que, revoltado por ter sido deixado no Brasil na casa de sua avó, enquanto os pais foram morar na República Tcheca, passa o dia ouvindo rock. Sua vó, a quem ele chama somente de Helena, pensa que precisa animá-lo de algum jeito e resolve mostrar a ele a coleção de discos de seu pai. O menino se encanta  pela coleção e começa a conhecer mais do rock, e ao mesmo tempo mais de seu pai. Diplomata de uma família de diplomatas, ele era muito sério, a ponto de dar gravatas de presente para o filho no aniversário de 10 anos, nunca imaginaria que ele era um roqueiro, que foi a shows de artistas muito importantes e até mesmo sonhara  em ser jornalista. Leo assim passou a se sentir mais próximo do pai. 
 Numa tentativa de juntar seu melhor amigo Felipe, com a garota que ele gosta, Alice, incentivados por Helena, eles começam a fazer encontros semanais em casa todo domingo para ouvir música e cada semana um grupo fica com determinada banda e tem o dever de contar a história dela. 
 O livro é bom para quem gosta de rock. Não é um dos meus estilos preferidos, mas eu achei interessante algumas coisas, especialmente quando falaram em Woodstock, chegou a ensinar até história nessa parte, porque o festival estava envolvido com todo o contexto político da época. O livro é infanto-juvenil, e realmente eu acho que poderia fazer uma criança se interessar pelas bandas que fala (mas, talvez pela parte de Woodstock mesmo, seja melhor não dar pra crianças muito novas). Eu achava estranho o jeito dos adolescentes na data em que o livro teria sido escrito, até que no final do livro eu soube que o livro se passa nos anos 80. Mas depois eu voltei e vi que logo no início, aparece. Eu que tinha esquecido.
 O livro traz vários trechos de letras de música bem escolhidas e um site para ouvi-las. Ele é escrito por um maestro, então ele sabe explicar muito bem os instrumentos e coisas do tipo.
 Portanto, eu gostei do livro, mas não pretendo ler de novo então estarei trocando ou vendendo (falar por marcelle_cnec@yahoo.com.br ou https://www.skoob.com.br/usuario/1049198-marcelle), mas recomendo de verdade para quem gosta do estilo e quer conhecer mais sobre bandas dos anos 60 e 70 e pra faixa-etária a partir de 10 anos. Se você quer que seu filho se interesse por leitura e pelas suas bandas preferidas ao mesmo tempo, pode ser uma boa pedida. Algumas bandas citadas: The Beatles, Led Zeppelin, The Who. A narrativa do autor é boa, e o livro é o primeiro da coleção Trilha: uma viagem musical, os outros falarão sobre outros artistas e estilos musicais. Leo e o Mistério da Revolução já foi lançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.